segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Os Verbos Modais. (Modal Verbs)


                                                      Modal Verbs  (Verbos modais)

      Lembre-se: "Tradução, tem que ser entendida por você, como uma ''conversão". É dado o "significado" da frase em Inglês, mas nem sempre falamos a respeito de uma mesma situação, com a mesma interpretação. Portanto, leia as traduções e ''entenda'' o que determinada frase, está ''representando''. Porque a ''situação'', com certeza você já conhece.
      Depois de uma tradução, ''veja'' em sua mente, a imagem da ''cena'' que foi descrita, para que compreenda de verdade o que está sendo representado em Inglês! Assim como acontece, quando lemos uma frase em nosso próprio idioma, vamos "traduzindo'' em imagens, tudo o que as palavras estão descrevendo.
Essa é a conscientização. Tradução não se limita às palavras. 
______________________________________________________________
                      
       Os Verbos Modais, têm conjugação única para "todos os pronomes pessoais''. 

       Os verbos depois deles, não recebem o ''to'', e se mantém na mesma forma até mesmo para a 3ª pessoa do singular (he - she - it).
        
                                                       São os Verbos Modais: 

            Can - May - Must - Shall - Will - Could - Might - Ought to - Should  - Would

       Muitas pessoas fazem muita confusão com o uso deles, principalmente "Can" e "May"
        Shall e Will.
Perceba a diferença de significados, para saber exatamente de que jeito você deve falar em cada situação.
_____________________________________________________________
                                                               Can 

    Esse verbo significa "poder", no sentido de capacidade! É FATO!
Onde você diz que pode fazer determinada coisa, que realmente pode, ou perguntar se alguma coisa ou alguém pode fazer! 

Situação:
      Você está em sala de aula, e quer ir ao banheiro. Você pergunta ao professor se pode ir:  
CAN I GO TO THE BATHROOM? (Posso ir ao banheiro?)
Poder você pode! Analisando a capacidade de levantar de sua cadeira e sair, sim, pode!

Mas você TEM PERMISSÃO para isso? Sabe se o professor deixaria?
Essa é a diferença entre "Can'' e "May".

Forma negativa : 
can't (cannot)= Não pode!
O negativo de can é cannot (sem separar can de not), mas a forma negativa mais usada, é a forma contracta can't:

I can rest todayEu posso descansar hoje.  You can,t = Você não pode
You can speak English.=  Você pode falar Inglês. I can't = Eu não posso.

He can play soccer. =  Ele pode jogar futebol.  His brother can't = O irmão dele não pode.
She can dance so nice. =  Ela pode dançar tão bonito. We can't = Nós não podemos.
It can be dangerous to your health! = Isto pode ser perigoso para sua saúde!
We can drink tomorrow night. = Nós podemos beber amanhã à noite!  They can't.= Eles não podem.
They can come play with us. =  Eles podem vir jogar conosco. (ou "com a gente", entenda como quiser)

Perceba que os verbos depois de 'can', não se alteram para nenhuma pessoa, e nem recebem 
o "To" antes deles, para formar o mesmo sentido do modo infinitivo

             Todos os outros Verbos Modais, seguem a mesma regra
_____________________________________________________________

                                                    May

     Esse verbo, também significa ''poder'',  só que "no sentido de permissão". 

Você deve usar May, quando quiser saber se tem permissão para fazer uma determinada coisa!
E também saber de alguém, se ele pode fazer determinado favor a você!
É assim que você tem que falar, quando quer fazer alguma coisa que precise de consentimento

May I go to the bathroom? = Eu posso ir ao banheiro
Ou seja, tenho permissão para ir ao banheiro

Ficou claro agora?
May também representa uma dúvida numa questão tipo, eu não sei onde está determinada pessoa, e alguém me diz: 
"She may be at the school" = "Ela pode estar na escola" ("pode ser que esteja")
Falando do ''nosso jeito'': "Ela deve estar na escola"
_____________________________________________________________                                                                                            
                                                     Could

    Este aqui é o ''passado'' de "Can" e também o ''condicional"!
"poderia fazer" determinada coisa.

             ( I can= Eu posso ; I could= Eu pude, poderia ou podia. Depende da situação.).

Um pedido:

Could you do me a favor? =    Você poderia me fazer um favor?
Could you buy me an ice-cream, please? = Você poderia comprar um sorvete para mim, por favor?)

"Cobrança" de atitude": 

You could have invite me to your party! =  Você podia ter me convidado para a sua festa! (~ ^)
You could be better for your parents. = Você poderia ser melhor para seus pais!"

I could go, but I don't want to!=   Eu poderia ir, mas eu não quero!

I could stay awake just to hear you breathing = "Eu poderia ficar acordado apenas para ouvir você respirando." (usei essa frase, porque amo essa música!)
____________________________________________________________

                                                                Must  

    Este tem o sentido de "duvida", em determinadas momentos quando não temos ''certeza'' de alguma coisa. Só que achamos "provável"
Exs.: 
         It must have been love = Deve ter sido amor. (Não tem certeza) 
         I must be talking to an angel = Eu devo estar falando com um anjo.

         He must be tired after running for so long.= Ele deve estar cansado depois de correr por tanto tempo. (dedução)
_____________________________________________________________
                                                              Shall

Shall tem o sentido de sugestão, convite
Hoje em dia, o termo shall é raramente usado, porém ainda costuma aparecer em ''formalidades'', como documentos, contratos, ordens judiciais.
Por isso, ainda é necessário que se entenda o seu significado!

 É usado  na primeira pessoa do singular ou do plural 
(I e We). 
Shall we dance?= Vamos dançar? (sugestão)
Shall I pay for dinner?= Vou pagar o jantar? (dúvida)
We shall probably be at school tonight.=  Provavelmente estaremos na escola hoje à noite.
Shall I carry your luggage?= Devo levar sua bagagem?
Shall I stay here with you?= Você quer que eu fique aqui com você?

(Na verdade cada vez menos usada no vocabulário americano.)
______________________________________________________________

                                                                    Will

Este verbo parece ter o com "Shall", é usado com o verbo de alguma determinada ação, formando o ''futuro certo, determinado"

We will go to the beach tomorrow = Nós vamos à praia amanhã. (concreto)
She will travel next week=  Ela vai viajar semana que vem. (certeza)
Tomorrow he will study for the exam.=  Amanhã ele vai estudar para a prova.
_____________________________________________________________

                                                                Might 

    Esse verbo, tem o sentido de ''possibilidade". 
Ex.: 
My sister might arrive from EUA today! = "Minha irmã ''deve'' chegar dos EUA hoje!"
(Ou seja, se tudo sair como o esperado, ela chega hoje.)
Outro exemplo: "It might rain tomorrow" = "Pode chover amanhã".
(ou seja, é uma possibilidade, já que o céu está todo nublado.)
_____________________________________________________________

                                                                Ought to 

     Este modal é usado com "to", depois dele!
Na maioria dos casos, é expressado, tipo como uma forma de dizer, ''isto tem que ser feito", ''Isto devería ter sido feito", "você deve fazer isso".
Soa mais como uma "conscientização" do que ordem!
Exs.:
That is why we ought to try and reduce the number of animals being transported. =
"É por isso que devemos tentar reduzir o número de animais que estão sendo transportados."

She ought to be home by now = "Ela deveria estar em casa agora".
You ought to see a doctor. = "Você deveria ir ao médico."
______________________________________________________________
 
                                                               Should    


   Este verbo, passa a ideia de "incerteza", "dúvida", "conselho" "dedução" no sentido de dever fazer alguma coisa, moralmente falando tipo: 

"We should  be more polite" =  "Nós devíamos ser mais educados" 
"I should have bought that dress. It was cheap!"= "Eu devia ter comprado aquele vestido. Ele estava barato!"
"Should I stay or should I go?"= "Eu devo ir ou devo ficar?" (dúvida)
You should take a rest for a while before leaving.= "Você deveria descansar por um tempo, antes de sair." (conselho)
How often should I feed my dog?= Com qual frequência eu devo alimentar meu cachorro?
                                                        (Quantas vezes eu devo alimentar meu cachorro?)
______________________________________________________________

                                                        Would

Este verbo passa a "intenção" daquilo que você "faria", caso alguma coisa não o impedisse.
Também usado para perguntar à alguém, ou "se" alguém "faria" determinada coisa.
(Faria - iria)
Exs.:
(entre parênteses, como nós costumamos falar)
I would like to go, but I can't.= Eu iria gostar (gostaria) de ir mas não posso.
I would tell you, If I knew.= Eu iria contar a você (contaria) a você, se eu soubesse.
Would you pass me the sugar, please?= Você me passaria o açúcar, por favor?
He would come if I called him?= Ele iria vir (viria) se eu o chamasse?
_______________________________________________________________


      Abaixo, a tabela com os Verbos Modais, com suas formas negativas, escritas de forma
normal e contractas. (Contraídas).

Muita gente se confunde na hora de escrever a forma contracta.
Na forma contracta, o apóstrofo (') fica no lugar do 'o' do ''not'': n't.
Então é só escrever o nome do verbo junto com (n't)
Ex.: should not = shouldn't .


Tabela dos Verbos Modais
Verbos Modais
Forma negativa Forma negativa contraida
Can Cannot Can't
Could Could not Couldn't
Must Must not Mustn't
Shall Shall not Shan't
Will Will not Won't
May May not ---x---
Might Might not Mightn't
Ought to Ought not to Oughtn't to
Should Should not Shouldn't
Would Would not Wouldn't

Merece um like?

6 comentários:

  1. Realmente suas explicações são muito didáticas. Percebe-se que você realmente gosta de escrever no blog e ensinar outras pessoas a entender inglês. Acho que devia investir nisso, faz muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciana! Que bom que percebeu o meu verdadeiro interesse em fazer com que as pessoas 'realmente' consigam 'compreender' as equivalências nos significados das frases! Infelizmente não posso investir, ainda, então fica no 'acaso'! :) Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigada! Desculpa nunca ter respondido antes! Os comentários estavam para moderação e eu nem sabia! Pensei que ninguém tinha gostado de nenhuma aula! rs Thanks a lot!

      Excluir
  4. Eu me chamo João
    aprendi e estou aprendendo muito neste site. Deus que te ilumine por sua bondade e desprendimento material. Muito bom! Eu devia ter encontrado este site antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, desculpa você não ter recebido nenhum agradecimento meu! Os comentários estavam para moderação e eu não sabia! Cheguei a pensar que ninguém tinha gostado das aulas! Agora você já deve estar fera!! haha

      Excluir