quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pronomes Reflexivos - The Reflexive Pronouns

→ Geralmente os cursos de Inglês definem os Pronomes Reflexivos assim:
Pronomes reflexivos são aqueles usados quando a pessoa da frase é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto de um verbo, ou seja, ele faz e recebe a ação. Estes pronomes reflexivos são colocados depois do verbo.
Outro:
Normalmente alguns verbos têm uma pessoa como objeto, porque descrevem ações que você não faz por outra pessoa. No entanto, estes verbos podem ter um pronome reflexivo como objeto, porque você pode fazer estas ações por si mesmo.
Aí complica! 


 → "Nós usamos" os Pronomes Reflexivos, quando estamos comentando alguma coisa que uma determinada pessoa, ou situação, "faça, tenha feito ou vá fazer a si mesmo"! Inclusive a nós mesmos. (ourselves)


             →Agora vamos ver os Pronomes Reflexivos que correspondem aos Pronomes Pessoais.
        (Não é que eles tenham ''várias traduções'', no Português, é que temos todos esses significados.)


Myself
  "eu mesmo", "mim mesmo", "para mim mesmo", "eu próprio", "sozinho", "-me."
Yourself
  "a você mesmo", "por você mesmo", "você próprio", "sozinho", "-se".
Himself
"a ele mesmo", "por ele mesmo", " para ele mesmo", "a si próprio", "sozinho",
"-se"
Herself   
"a ela mesma", "por ela mesma", "ela própria", "sozinha", "-se".
Itself
  "por si próprio", "a/o mesmo", "-se",
Ourselves.
  "a nós mesmos", "por nós mesmos", "nós próprios", "sozinhos". "nos"
Yourselves     
"a vocês mesmos", "por vocês mesmos", "vocês próprios","sozinhos".

Themselves 
 
 "a eles mesmos","eles próprios", "para eles mesmos","sozinhos". 


No Singular - Tem a terminação "self".    

     Myself - Yourself- Himself - Herself


No Plural - Tem a terminação "selves
   
     Our
selves - Yourselves - Themselves



 →Vamos ver qual interpretação dar a esses Pronomes Reflexivos em algumas frases.     Vai depender do contexto da frase e das preposições antes deles.



               Myself
  Let me introduce myself. "Deixe-me apresentar  a mim mesmo." (deixe-me apresentar-me
  I'm used to cooking for myself  Eu estou acostumado a cozinhar para mim mesmo
  I made this dog house by myself    Eu fiz essa casa de cachorro sozinho. (eu mesmo fiz)
 I can take care of myself.   Eu posso cuidar de mim mesmo.
  I work for myself.   Eu trabalho para mim mesmo. (por conta própria)

             Yourself
Introduce yourself.  
"Apresente a você mesmo." (Apresente-se")
 
See for yourself.   
Veja por você mesmo. (Veja por sí próprio.)    
                             
Take care of yourself.
 Tome conta de você mesmo.( cuide-se)
 
 Try to restrain yourself.
 Tente conter a você mesmo. (tente conter-se)

Do it yourself.

Faça isso você mesmo. (faça sozinho)

               Himself
  He introduced himself.
 Ele apresentou a si próprio. (Ele apresentou-se)                      
         
  He fell down and hurt himself.
 Ele caiu e machucou a si próprio.(machucou-se)
  He cut his hand himself
 Ele cortou a mão dele próprio. (ele cortou sua própria mão.)
  John did the lesson by himself
 John fez a lição sozinho.(sem a ajuda de ninguém)
He's pround of himself.
 Ele está orgulhoso de si próprio.
                                                   

                  Herself
  She herself helped him .
 Ela mesma ajudou a ele. (Não esperou outro fazer por ela.)
 
  She enjoyed herself at the show.    
 Ela divertiu-se no show.                                              
               
 She killed herself yesterday.  
 Ela se matou ontem. (matou a si própria)
 My grandmother lives by herself.
  Minha avó mora sozinha.
She saw herself in a group picture.   
 Ela viu a si própria numa foto de grupo.( se viu)
                                                                                                 

                      Itself                       
  History repeats itself  
 A História repete a si mesma.( se repete)
 
The house isn't itself with children out.
 A casa não é a mesma com as crianças fora.
The cat found its way home by itself.              
O gato achou seu caminho de volta para casa, sozinho.(por ele mesmo)
My computer keeps turning itself off. 
  Meu computador continua se desligando sozinho.
 

Sometimes the goal itself is the only reward.
 Às vezes, a própria meta é a única recompensa.                

                     Ourselves
  Why do we find ourselves in the situation we are in now?
 Por que razão nos encontramos na situação em que estamos agora?  ( nós mesmos)
We base ourselves on different taste preferences. Nós nos baseamos nas diferentes preferência de sabores.
This is something we can do for ourselves. Isto é alguma coisa que nós podemos fazer por nós  mesmos.
It is good to see ourselves as others see us.  É bom vermos a nós mesmos, como os outros nos veem.
We couldn't repair the car ourselves.  
Nós não conseguimos consertar o carro sozinhos.

                       Yourselves
 Did you enjoy yourselves?            
 Vocês divertiram-se
 
 Look after yourselves!    
 Cuidem de vocês mesmos.(Cuidem-se)
 Buy yourselves something nice  
 Comprem para vocês mesmos alguma coisa agradável.
 Try not to talk about yourselves so much.    
 Tentem não falar tanto sobre vocês mesmos .
  You must answer all the questions by yourselves.    Vocês devem responder as questões por vocês mesmos.(sozinhos)



                Themselves
  
  They are trying to educate themselves. 
 Eles estão tentando educar a si próprios.(educar-se)
  They've bought themselves a new car. 
 Eles compraram um carro novo para eles mesmos.
 They were by themselves.
 Eles estavam sozinhos.
 What can they do to help themselves?   
 O que eles podem fazer para ajudarem a si mesmos?
 They must settle it themselves.    
 Eles devem resolver por sí próprios.
             

Merece um like?


Nenhum comentário:

Postar um comentário