segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pronome Oblíquo em Inglês.

 Como sempre falo em várias aulas, não gosto de explicar usando "palavras técnicas gramaticais", porque fica muito mais difícil de se entender! Depois de "entendidas" aprende-se a classificá-las gramaticalmente.

    Os Pronomes Pessoais do Caso Reto são os mesmos Pronomes Pessoais que já conhecemos:
    I - you - he - she - it - we - you - they.

    Os Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo também são chamados de "Pronomes Objetos", porque nós usamos quando nos referimos "a alguém", como a resposta ou comentário, do que estejamos falando, e esse pronome substitui o nome dessa pessoa. Lembra em Português, para acharmos o sujeito da frase? Devemos perguntar ao verbo, quem o pratica.

Quem ama? Paul = he. (sujeito). A quem ele ama? "a ela"= her (objeto do verbo.)

Ex: Paul ama Mary e Mary ama Paul.     (Paul loves Mary and Mary loves Paul.)
      Paul ama Mary e ela também o ama. (Paul loves Mary and she loves him too.)
      Mary ama Paul e ele também a ama.            (Mary loves Paul, and he loves her too.)

Percebe? "Nós" estamos "comentando" o amor de Paul e Mary, um pelo outro! Quando nos referimos a o que são eles  mesmos quem "praticam as ações"(sujeito), usamos os "Pronomes Pessoais do caso Reto", mas quando nos referimos a o que "é feito a eles", usamos os "Pronomes Pessoais do caso Oblíquo"
Ex.:
Ele a ama. = He loves her.
He = "Caso Reto" (sujeito da frase. Ele que pratica a ação)
her se referindo a "ela"= "Caso Oblíquo" (Ela é quem recebe esse amor.)

Essa regra também se aplica a nós mesmos. Caso Reto = ICaso Oblíquo = me.
Ex.:
Ela cozinha muito melhor do que eu.  =  She cooks much better than me.
Quem cozinha muito melhor do que eu? Ela (sujeito)= She.
Ela cozinha muito melhor do que quem? Eu (objeto)= me.

Os Pronomes Pessoais, são sempre os sujeitos das frases.

Eu toco piano.= I play piano.
Você fala demais! = You talk too much!
Ele joga tênis.= He plays tenis.
Ela nunca vai à aula.= She never goes to class.
Nós gostamos de cozinhar.= We like to cook.
Eles estão dormindo nesse momento. = They're sleeping at this moment.

  Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo

Correspondentes do Caso Oblíquio, com os Pronomes Pessoais do Caso Reto:
Exemplos com frases curtas.
me - I                          She loves me.  A quem ela ama?  Ela ama a mim = Ela me ama
you - You (mesmo)    He loves you. A quem ele ama? Ele ama a você = Ele te ama.
her - She                    He hates her. A quem ele odeia? Ele odeia a ela= Ele a odeia.
him - He                    They like him. De quem eles gostam? Eles gostam dele.
it - It                         He loves it. O que ele ama? Ao carro.
us - Nós                    She called us. A quem ela chamou? Ela chamou a nós= Ela nos chamou.
you - You                 Your mother loves you. A quem a mãe ama? A vocês = Ela os ama.
them - They           I saw them yesterday. A quem eu vi ontem? A eles= Eu os vi ontem.

Exemplos de situações usando os Pronomes Pessoais e Oblíquos na mesma frase, para que
você possa perceber bem a diferença:
Azul = Pronomes Pessoais 
Vermelho = Pronomes Oblíquos

Eu acho que você pode mostrar-me o lugar;   =  I think you can show me the place.
Eu conheço a Susan. Eu trabalho com ela.   =   I know Susan. I work with her.
Ele pensa que eu não gosto dele.  =  He thinks I don't like him.
Ela pensa que eles não gostam dela.  =  She thinks they don't like her.
Essa é a minha casa. Você gosta dela? = It's my house. Do you like it?
Eles pensam que todo mundo odeia eles. = They think everybody hate them.
Nós estamos seguros aqui. Ninguém vai nos encontrar. = We are safe here. Nobody will find us.
Você pensa que ninguém gosta de você. = You think nobody like you.


I love my sister. (Eu amo minha irmã) - I love her. (Eu a amo)
I love my brother. ( Eu amo meu irmão) - I love him.(Eu o amo)
I love my sister and my brother. (Eu amo minha irmã e meu irmão.) I love them. (Eu os amo.)


Merece um like?

4 comentários:

  1. Parabéns, que metodologia e didáctica, para transmitir conhecimento. Muito feliz.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Prof. Tavarez! Desculpa a demora do meu agradecimento! Os comentários estavam todos para moderação, e eu nem sabia!
      E eu achando que ninguém tinha ficado satisfeito com as aulas! haha
      Procuro sempre chegar "ao máximo" do que pode ser explicado, por isso minhas aulas são extensas! Ter sido realmente de valia, é esse o meu pagamento por tantas horas que às vezes se leva para algumas aulas! Muito obrigada pelo seu comentário!

      Excluir