segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Quando usar To Do ou To Make?

      
      Muitas pessoas ficam confusas quando precisam falar, ou escrever, alguma frase que tenha o verbo "fazer", porque o verbo "To do", significa "fazer", mas "To make" também é traduzido como "fazer". E agora?

Então vamos ver as diferenças entre "Do" e "Make", para acabar com as dúvidas.
Vou começar por "Make", colocando vários ''usos'', para que você perceba as ocasiões em que "ele" é usado, e com isso aprenda a usá-lo no momento certo.

"To make", significa "fazer" no sentido de: "preparar", "construir", "produzir", "gerar", "fazer acontecer" no sentido de "atitude", "efetuar", "confeccionar", "criar",  ou seja,  "realizar determinada ação". Por isso costumo definir como "Atitude

                                                               To Make

Exs.:
Mary faz um bolo de chocolate delicioso. = Mary makes ​​a delicious chocolate cake.  (Preparar)
Faça a sua reserva.= Make your reservations.  (Tomar atitude)
Você me faz feliz.= You make me happy.   ("Gerar" felicidade, ou "fazer ficar' )
Faça uma escolha.= Make your choice  (Tomar uma decisão)
Nós todos fazemos (cometemos) enganos.= "We all make mistakes." (Tomar atitude errada)
Minha irmã me deixa nervosa.  = My sister makes me nervous.  ("Faz ficar" )
Eu gosto de fazer amigos. = I like to make friends. (Gerar amizade)
Meu irmão gosta de fazer bagunça. = My brother like to make mess. (Gerar desordem)
Minha mãe faz trabalhos manuais. = My mother makes crafts  (Confeccionar)
Isto faz a diferença. = It makes difference. (Transformar)
Faça um esforço. = Make an effort.  (Se empenhar )
Faça uma promessa. = Make a promise (Se comprometer)
Crianças gostam de fazer barulho. = Children like to make noise. (Se agradar de alguma coisa)
Por favor, tenha certeza de que ela está em casa. = Please, make sure she's at home (Averiguar)
Transforme grandes sonhos em realidade. = Make great dreams come true (Fazer acontecer)
Eu preciso fazer o jantar.  I need to make the dinner. ( Preparar)
Alianças de casamento são feitas de ouro = Wedding Rings are made of gold. (confeccionar) 
Vinho é feito de uvas.  = Wine is made from grapes. (Produzir)

Percebeu como "make" na verdade "indica" uma determinada ação que deve ser feita, que é feita, ou do que é feita determinada coisa?

Perceba:
Quem faz um bolo(make a cake), "prepara"
Quem faz uma escolha(make a choice), "decide"
Quem faz uma reserva(make reservation), "se previne de perda"
Quem faz bagunça(make mess), "desordena"
Quem deixa feliz(make happy), "torna feliz"
Oque é feito de uma outra coisa (is made), "é produzido com"
Quem faz trabalhos manuais(make crafts), "confecciona"
Quem comete enganos(make mistakes), "erra"
_____________________________________________________________________


                                     Agora vamos "ver" o verbo To Do   

 "To Do" significa "fazer", no sentido real , o que "make" tá dizendo que seja feito.
Usamos ele quando dizemos que "praticamos" determinada "ação", seja um "trabalho", uma "tarefa", enfim, "obrigações" e tudo o mais que praticamos no dia a dia.
 "Verbos" são os nomes dados a essas ações, né??

        
        Por isso o uso do "Do" na frente de uma pergunta, que se tenha a intenção de saber de alguém, se ele faz uma determinada coisa.

Exs.:
Do you go to the beach every Sunday?" = Você vai à praia todos os Domingos? (ir)
Do you like to go to the movies?"= Você gosta de ir ao cinema? (gostar)
Does she dance well?"= Ela dança bem? (dançar)
Does he work on Saturdays?"= Ele trabalha aos Sábados? (trabalhar)
Do you hear me?  = Você me ouve? (ouvir)
What do you have?= Oque você tem? (ter)
What do you need?  = Oque você precisa (precisar)Do what you like. = Faça oque você gosta. (faça como quiser) 
I know what to do = Eu sei oque fazer. (fazer)
Paul can do this work alone. = Paul pode fazer isso sozinho. (realizar o trabalho)
I do my homework by myself= Eu faço meu dever de casa sozinho. (fazer)
 
___________________________________________________________________


 Frases com os dois verbos, para que você possa comparar os sentidos.
Do you want to know what you need to do to make it happen? 
Você quer saber o que você precisa fazer para fazer isso acontecer?

"Make a cake for us", "I'll do as soon as I get home"
"Faça um bolo para nós", "Eu vou fazer assim que eu chegar em casa"

"What can I do to make sure that's good to me?"= 
"O que eu posso fazer para ter certeza que isso é bom para mim?"


Perceba que todas as frases estão usando "To do" no Presente. Quando a pergunta ,ou frase afirmativa, se refere a algo "passado", será escrito "Did", que é o "Simple past" do verbo.


Merece um like?


Nenhum comentário:

Postar um comentário