terça-feira, 4 de março de 2014

To have - Expressões idiomáticas, e outras frases com "have"(273)

Traduções são "equivalência" entre frases de dois idiomas, se referindo às mesmas situações. Temos que entender o quê elas realmente querem dizer, e como nos referimos a essas mesmas situações em nosso idioma.


Ao pé da letra", fica completamente sem sentido. (''para nós", claro.) 

O verbo "To have", significa "Ter".
Também usado como "auxiliar" nos tempos "Presente Perfeito e Passado Perfeito".

 

Present                                         Simple past


I have =  Eu tenho                            I had =  Eu tinha
you have =  você tem                       you had =  você tinha
he has =  ele tem                               he had =  ele tinha
she has =  ela tem                             she had =  ela tinha
it has =  isto tem                               it had =  isto tinha
we have =  nós temos                       we had =  nós tínhamos
you have =  vocês têm                      you had =  vocês tinham
they have =  eles têm                        they had =  eles tinham
 

Have é usado geralmente na forma contrata ( 've ) , em frases afirmativas, com os Pronomes Pessoais:

I have = I've  
You have = You've  
He has = He's
She has = She's 
It has = It's   
We have = We've
You have = You've   
They have = They've


Mas quando a frase é negativa, ele é contraído com "not":

I have not time to talk about it.= Eu não tenho tempo para falar sobre isso.
  I haven't time to talk about it.

Afirmativa:        I've got to go now. =   Eu tenho que ir agora.
Interrogativa:    Have you got to go now?Você tem que ir agora?
Negativa:            I haven't got to go now. =   Eu não tenho que ir agora.


Quando o "have" tem o sentido de "possuir" alguma coisa, ele não vai ser usado na forma contrata.

Ex.: I have many friends.= Eu tenho muitos amigos.


Na forma negativa no sentido de possuir:

I don't have many friends. = Eu não tenho muitos amigos.
I don't have any friends. = Eu não tenho quaisquer amigos.  (Eu não tenho nenhum amigo.)

Forma interrogativa nos sentido de possuir:

Do you have many friends? = Você tem muitos amigos?
Mas uma forma muito usada também é : Have you got many friends?

 Forma interrogativa negativa no sentido de possuir


Don't you have many friends? = Você não tem muitos amigos?

Em Inglês, não são usadas, duas palavras negativas na mesma frase como em nosso idioma.
Em Português usamos essa expressão por exemplo:

Eu não tenho nenhum dinheiro. 
Em Inglês, é dito assim: 
Eu tenho nenhum dinheiro. (Ou qualquer outra coisa):
  I have no money. 

Outro exemplo:
Eu não tenho nada para conversar. (eu não tenho nada para falar)
  I have nothing to talk about. (Eu tenho nada para conversar sobre."sem sentido" né?)

Outra situação com o verbo "To have", é que enquanto nós usamos o verbo "tomar", para refeições ou drinks, em Inglês eles usam o verbo "Ter".
 
Então, enquanto em Português, perguntamos por exemplo, "Você tomou o café da manhã?"
Em Inglês eles usam o verbo "have"(Ter): Have you had your breakfast?  

Mas você tem que entender, que é a "equivalência" para "Você tomou o café da manhã?", que é isso que importa.

 
EXPRESSÕESTRADUÇÕES
A number of solutions have been proposed.Um número de soluções foram propostos.
After what you have said.Depois do que você disse.
Have you finished already?Você já terminou?
Can he have visitors?Ele pode receber visitas?
Did you have trouble getting a mortgage?Foi difícil para você conseguir uma hipoteca?
Do you have any idea of the time?Você tem alguma ideia da hora?
Do you have the time?Você tem horas?
Do you have to go already?Você já tem que ir?
Enjoy your youth while you have it.Aproveite a mocidade enquanto a tem.
For my part, I have no objection.De minha parte, não faço objeção 
From what I've been told.Pelo que me disseram.
Great strides have been made in science.Grandes avanços foram feitos na ciência
Have a checkup.Faça um check-up.
Have a good day.Tenha um bom dia.
Have a good night's rest.Tenha uma boa noite de sono.
Have a good time!- Enjoy yourself!- Have fun!Divirta-se!
Have a good trip.Faça uma boa viagem.
Have a good trip! ? Enjoy your trip!Boa viagem!
Have a good weekend.Bom fim de semana.
Have a good/nice trip.Faça boa viagem. 
Have a look at this.Dê uma olhada nisto.
Have a nice lunch!Bom almoço!
Have a pleasant flight!Boa viagem! (avião)
Have a seat. Sente-se.
Have another sandwich.Pegue mais um sanduiche.
Have it your own way.Faça como quiser.(tenha isso no seu próprio jeito)
Have mercy on us.Tenha piedade de nós.
Have you been here long?Faz tempo que você está aqui?
Have you been waited on?Já foi atendido?
Have you been waiting long?Faz tempo que você está esperando?
Have you ever done that?Você já fez isso?( alguma vez?)
Have you had lunch yet?Você já almoçou?
Have you received any word from him?Você teve alguma notícia dele?
Have your eyes examined.Faça um exame de vista.
He and his girlfriend have broken up.Ele e sua namorada terminaram.
He doesn't have a cent to his name."Ele não tem onde cair morto"(ele não tem um centavo no nome dele)
He doesn't have a grain of sense."Ele não tem um pingo de juizo"
He doesn't have a shred of self-respect"Ele não tem um pingo de amor próprio"
He doesn't have long to live.Ele não tem muito tempo de vida.
He will have a lot of explaining to do.Ele terá que dar muitas explicações.
He will have a lot of explaining to do!"Ele vai ter muito o que explicar!"
How have you been?Como tem passado?
How long has it been since you have seen your family?Há quanto tempo você não vê a sua família?
How long have you been in pain?Há quanto tempo você está com dor?
Human beings have reason.O ser humano é racional.
I did not have the heart.Não tive coragem(por sensibilidade)
I don't have a cent on me.Estou sem um tostão.
I don't have any money. Eu não tenho nenhum dinheiro.
I have no time to lose. Não tenho tempo a perder.
I don't have any wheels.Estou sem carro.(Eu não tenho quaisquer rodas)
I don't have my watch on right now.Estou sem relógio.
I don't want to have anything to do with him.Não quero mais nada com ele.
I have a bone to pick with you."Temos contas a ajustar."
I have a clear conscience."Estou com a consciência tranquila."
I have a clear conscience.Estou em paz com minha consciência.
I have a coffee break.Eu faço uma pausa para o café.
I have a commitment.Tenho um compromisso.
I have a date.Tenho um encontro.
I have a few personal matters to take care of.Tenho alguns problemas pessoais a resolver
I have a good memory for faces.Sou bom fisionomista.(tenho boa memória para rostos).
I have a guilty conscience.Estou com a consciência pesada.
I have a hangover.Estou de ressaca.
I have a hard time falling asleep.Custo a pegar no sono.(tenho dificuldade em dormir)
I have a hunch.Tenho um palpite.
I have a little money put away.Tenho um pouco de dinheiro guardado.
I have a little nest egg tucked away."Já tenho meu pé-de-meia"
I have a lump in my throat."Estou com um nó na garganta."
I have a poor memory for faces.Sou mau fisionomista.(tenho uma memória pobre para rostos.)
I have a score to settle with you.Temos contas a ajustar.
I have a sore throat.Estou com dor de garganta.
I have a splitting headache.Estou com uma forte dor de cabeça.
I have a thorough knowledge of the matterConheço a matéria a fundo.
I have a weak stomach.Tenho um estômago sensível.
I have already packed.Já fiz as malas.
I have an ace in the hole."Tenho uma carta na manga"
I have an appointment with the dentist.Tenho hora marcada com o dentista.
I have an engagement.Tenho um compromisso.
I've been away on vacation.Eu estava de férias.
I've been here beforeEu já estive aqui antes.
I've been thinking about it today.Eu estive pensando nisso hoje.
I've been through the mill."Passei por duras experiências."
I've been through this before.Já passei por isto antes.
I've been trying to reach you by phone for an hour."Tem uma hora que estou tentando te ligar."
I've been waiting for ages."Há séculos que estou esperando."
I've been waiting for so long.Estou esperando há tanto tempo.
I've broken with him.Cortei relações com ele.
I've changed jobs.Mudei de emprego.
I've changed my mind."Mudei de idéia."
I have confidence in you.Tenho confiança em você.
I've eaten.Eu comi.
I've failed to do thatEu não consegui fazer aquilo.
I've given him a lot of good adviceJá dei muitos conselhos a ele.
I've given that up.Desisti daquilo.
I've given up the idea.Desisti da idéia.
I've got a bad cold.Estou com um forte resfriado.
I've got a bad flu.Estou com uma forte gripe.
I've got a hot potato in my hand."Estou com uma batata quente na mão."
I've got a little nest egg tucked away.Tenho um dinheiro guardado.
I've got a temperature/fever.Estou com febre.
I've got the flu.Estou com gripe.
I've got to go now.Preciso ir agora.
I've got work to do.Tenho o que fazer.
I've got you now.Agora eu te peguei!
I've enough of it."Estou farto disso."
I've had it!Já estou cheio!"
I've had no answer to my letter yet.Eu ainda não tive uma resposta à minha carta
I've heard of him before.Já ouvi falar dele antes.
I've got it!Já sei!
I've just got here.Acabei de chegar.
I've just talked to him.Acabei de falar com ele.
I've just talked to him on the phone.Acabei de falar com ele por telefone.
I have little recollection of my childhood.Lembro-me pouco da minha infância.
I've looked all over for my glasses.Procurei meus óculos em todo lugar
I've lost track of him.Perdi o contato com ele
I've made up my mind.Já me decidi
I've more than enough.Tenho de sobra.
I've my hands full ? I am tied up.Não tenho tempo nem para me coçar.
I've never been in a play.Nunca participei de uma peça.
I've never been there since.Nunca mais estive lá.
I've never heard of such a thing.Nunca tinha ouvido falar de tal coisa.
I've never heard of such a thing.Nunca tinha ouvido tal coisa.
I've never seen anything like it.Nunca vi nada igual.
I have no alibi.Não tenho nenhuma desculpa.
I have no farther use for this book.Não tenho mais necessidade deste livro.
I have no grounds for complaint.Não tenho motivos de queixa.
I have no interest whatsoever."Não tenho o menor interesse."
I have no money on me.Não tenho nenhum dinheiro comigo.
I have no one to talk to.Não tenho ninguém com quem falar.
I have no one to turn to.Não tenho a quem recorrer.
I have no part of it.Não tenho parte nisso.
I have no part of it."Não tenho nada a ver com o peixe".
I have no place to go.Não tenho para onde ir.
I have no recollection of it.Não me recordo disso.
I have no shoes on.Estou descalço.
I have no stomach for that.Não tenho estômago para isso.
I have no use for modern art."A arte moderna não me serve para nada."
I haven't been there in years.Faz anos que não vou lá.
I haven't got a thing to wear.Não tenho roupa para usar.
I haven't heard from him.Não tive notícias dele.
I haven't made up my mind yet.Ainda não me decidi.
I haven't made up my mind yet.Ainda não resolvi.
I haven't seen him in years.Eu não o vejo há anos.
I haven't seen you for ages.Há quanto tempo não o vejo.
I haven't seen you for quite a while.Faz tempo que eu não o vejo.
I haven't seen your parents in a long time.Não vejo seus pais há muito tempo.
I haven't the slightest idea.Não tenho a menor idéia.
I have nothing in prospect.Não tenho nada em vista.
I have nothing to talk about.Eu não tenho nada para falar.
I have plenty of time.Tenho tempo de sobra.
I've put on weight.Eu engordei.
I've quit my job. Pedi as contas (emprego)
I've run out of cigarettes.Acabaram-se os meus cigarros.
I've seen that film before.Já vi esse filme antes.
I've several irons in the fire."Tenho várias coisas em vista."
I've some business to attend.Tenho negócios a tratar.
I've taken up too much of your time already."Já tomei muito do seu tempo."
I have the word on the tip of my tongueEstou com a palavra na ponta da língua
I have thorough knowledge of the matterConheço o assunto a fundo
I have nothing to do with it."Eu não tenho nada a ver com isso."
(eu não tenho nada com isso)
I've to catch up on my reading."Tenho que por minha leitura em dia."
I've to look forward.Tenho que pensar no futuro.
I've to put on a bold front."Tenho que fazer das tripas coração".
I've tried all means.Já tentei todos os meios.
I've trouble falling asleep.Eu tenho problema para dormir.(dificuldade)
I really have no opinion about the matter.Realmente eu não tenho opinião sobre o assunto
I should have known better.Eu (bem que) devia ter sabido melhor.
I will have a go at it.Farei uma tentativa.
I will have a go at it.Vou tentar.
I will have no truck with him.Não quero nada com ele.
I will have to.Sou obrigado a.
I will not have you talk to me like that.Eu não vou deixar você falar assim comigo.
It's incredible for him to have done it.É incrível que ele tenha feito isso.
It seems to have worked.Parece que deu certo.
It would have been better.Teria sido melhor.
It would have been worse.Podia ter sido pior.
Let me have your coat.Dê-me o seu casaco.
Let's have a bite to eat  (Let's= Let us)Vamos comer algo.
Let's have it out."Vamos decidir a parada."
Lies have short wings."Mentira tem pernas curtas."
Life does have a purpose.A vida tem objetivo.
May I have a word with you?Posso falar-lhe um instante?
May I have the floor?Peço a palavra!
May I have this dance?Quer me dar o prazer desta dança?
May I have your address, please?Pode dar-me seu endereço, por favor?
May I have your name, please?Pode dar-me seu nome, por favor?
May I have your phone number, please?Pode dar-me o número do seu telefone, por favor?
My hopes have been defeated.Minhas esperanças foram frustradas.(derrotadas)
None have been found.Não se encontrou nenhum.
Nothing venture, nothing have."Quem não arrisca, não petisca"
One must have patience when dealing with children.Uma pessoa paciência para lidar com crianças.
Orders have come down since January.Tem havido redução nos pedidos desde janeiro.
Our plans have gone away."Nossos planos falharam."
Our teams have never played against each other before.Nossas equipes nunca tinham se enfrentado antes.
Our teams have never played against each other before.Nossos times nunca tinham se enfrentado.
Please have the exact change ready.Facilite o troco.
Poor people have a hard life.Os pobres levam uma vida dura.
Prices have advanced.Os preços subiram.
Prices have gone down.Os preços baixaram.
Prices have gone up.Os preços subiram.
Results have been slow in coming..Os resultados aparecem lentamente.
Sales have picked up.As vendas cresceram.
She won't have anything to do with himEla não quer saber dele.
Some people have all the luckAlgumas pessoas já nascem com sorte.
I have never flown before.Nunca tinha andado de avião antes.
Take (or have) a look.Dê uma olhada.
Talking about travel, have you been to Europe yet?Falando em viagens, você já foi à Europa?
The ayes have it.A maioria dos votos é a favor.
The cobbler's children have no shoes.Em casa de ferreiro, espeto de pau.
The couple have three children.O casal tem três filhos.
The days have gone never to return."Os bons tempos não voltam mais"
The government have declared war on inflation.O governo declarou guerra à inflação.
The important thing is to have health.O importante é ter saúde.
The laws that the romans have handed down to us.As leis que os romanos nos transmitiram.
The more you have the more you want."Quanto mais se tem, mais se quer"
The noes have it.A maioria dos votos é contra.
The pages of the book have come apart.As páginas do livro estão soltas.
The police have caught the murderer.A polícia prendeu o assassino.
The police haven't caught the thief yet.A polícia ainda não pegou o ladrão.
The police have the goods on him.A polícia tem provas contra ele.
The way to have a friend is to be one.Para ter amigos é preciso ser um.
These vermin have destroyed all our plants.Essa praga destruiu todas as nossas plantas.
They haven't finished by a long shot.Falta muito tempo para eles terminarem.
Things have a way of happening when you least expect them.As coisas acontecem quando menos se espera.
Things have become complicated.As coisas se complicaram.
Things have come to a sad pass."As coisas chegaram a um estado deplorável."
Things have come to such a pass that...As coisas chegaram a tal ponto que...
Things have turned (or worked out) badly"As coisas saíram mal."
Things have turned out well."As coisas saíram bem."
Things have turned out well/badly."As coisas correram bem/mal"
This I will have to see."Essa eu quero ver."
To have no head for figures.Não ter queda para matemática.
Walls have ears."As paredes têm ouvidos."
We don't know what we have got until we lose it.Nós só sabemos dar valor depois que perdemos.
We have a different outlook on life.Nós temos uma concepção diferente de vida.
We have a lot to talk about.Temos muito a conversar.
We have a special sale on this brand."Esta marca está em promoção."
We've got a lot miles to cover."Ainda há muito chão pela frente."
We've got a lot of miles to cover.Há muito chão pela frente.
We've got to run that risk.E um risco que temos que correr.
We've known each other for so long.A gente se conhece há tanto tempo.
We have much to be thankful for.Nós temos muito que agradecer.
We have only just begun.Nós apenas começamos.
We still have lot of a way to go.Ainda há muito chão pela frente.
What have you been doing?Que tem feito você?
Where have you been keeping yourself?Por onde você tem andado?
Who would have thought it!Ora, quem diria!(quem teria pensado nisso)
Will you (or won't you) have some?Aceita um pouco?
Won't you have a seat?Não quer sentar-se?
You can't eat your cake and have it too."Não se pode assobiar e chupar cana ao mesmo tempo."
You can't have it both ways."Das duas, uma."
(Você não pode ter as duas coisas.)
You could have heard a pin drop.Podia-se ouvir uma mosca voar.
You didn't have to go to all that troubleNão precisava ter-se incomodado tanto.
You don't have to...Você não é obrigado a...
You don't have to go to all that trouble."Não precisa incomodar-se tanto."
You don't have to jump down my throat.Não precisa pular no meu pescoço.
You don't have to keep rubbing it in.Não é preciso repetir toda hora.
You have a good ear.Você tem um bom ouvido.
You have a lot of explaining to do.Você tem muito que explicar.
You have a suspicious mind.Você é muito desconfiado.
You have got a good point there.Eis aí uma boa idéia.
You've got it made.Você está com tudo.
You've got it made.Você está feito.
You've got the upper hand."Você está com a faca e o queijo na mão."
You've got to know how to live.É preciso saber viver.
You've hardly eaten anything."Você quase não comeu nada."
You haven't been around for a long time."Faz tempo que você não aparece."
You haven't heard the last of this!Você não ouviu o final disso.
You haven't seen anything yet.Você ainda não viu nada.
You have the gift of the gab."Você é bom de bico."
You have the wrong number.Você tem o número errado. (tel.)
You may have it.Pode ficar com isto.
You sound as though you've caught a cold.Parece que você pegou um resfriado.
You'll have a good wait."Pode esperar sentado."
Merece um like?



Nenhum comentário:

Postar um comentário