quarta-feira, 21 de novembro de 2018

So e Too - Either/Neither e Nor

Como sempre falo em minhas aulas, aprenda que tradução é "equivalência". Temos que aprender, de que jeito é expressada uma determinada situação, no outro idioma. Ou seja, elas significam a mesma coisa em relação a alguma situação.
Ao "pé de letra", fica tudo muito confuso para nós.
 
Vamos falar no caso entre duas pessoas estarem de acordo em alguma situação,  ou qualquer coisa que esteja sendo comparada com com outra, seja positivamente ou negativamente.

Em frases "NEGATIVAS" são usados  “either e neither.
 Nesses casos,  "either", quer dizer "também não", e  "neither" quer dizer "nem..."
 Exs.:

                 Mary não gosta de estudar, e John também não. 
Mary doesn't like to study, and  John doesn't either.
                                             ou
                 Mary não gosta de estudar e nem o John.
                 Mary doesn't like to study, and neither do John.


Preste atenção que:
 "either" vem no fim da frase, depois do pronome e do verbo.
E o verbo é escrito na forma negativa.

Enquanto  que "neither" vem antes do verbo e do pronome
E o verbo é escrito na forma positiva, porque "neither" já é negativo.

Em frases "POSITIVAS", são usados "TOO" e  "SO''.

Nesses casos, "too" quer dizer "também", e "so", 'uma espécie' de "assim como...também".
Mas devemos entender como falamos, que é "eu também". (So do I)


      John está no escritório. Eu também estou .
      John is at the office. I am too.

      John está no escritório, e eu também.
      John is in the office, and so am I.

O verbo depois de "so" ou "neither", mudam dependendo do tempo verbal
na primeira frase.


Se o verbo na primeira frase, estiver no "
presente", será usado "do" ou "does", depois de "so" e "neither", dependendo da "pessoa". ("does", se for a terceira pessoa do singular: he/she/it)

      Lucy doesn't like coffee. Neither do I.
      Lucy não gosta de café. Nem eu.

      I don't like coffee. Neither does Lucy.
      Eu não gosto de café. Nem Lucy.

      Lucy likes coffee, and I like, too.
      Lucy gosta de café, e eu também.

      Lucy likes coffe, and so do I.
      Lucy gosta de café, assim faço eu. (e eu também)
      

Se o verbo na primeira frase, estiver no "passado", será usado "did".

Jill didn't go to the cinema yesterday. Neither did John. 
Jill não foi ao cinema ontem. Nem John.

Jill went to the cinema yesterday. So did John.  
Jill foi ao cinema ontem. John também. (assim fez John)


Se o verbo na frase for o "To be", será usado
"am / is / are" depois de "so" e "neither".

Jane is going out tonight. So am I.
Jane vai sair à noite. Eu também. 

Jane isn't going out tonight. Neither am I. 
Jane não vai sair à noite. Nem eu.    
  

Se o verbo for "To be", no passado , será usado
"was / were", depois de "so" e "neither".

My friend was at bakery. So was I. 
Meu amigo estava na padaria. Eu também.  

My friend wasn't at bakery. Neither was I. 
Meu amigo não estava na padaria. Nem eu.


Se o verbo estiver no "Perfect present", será usado
"have / has; haven't / hasn't''.

They have been to Colombia. So has Mary.  
Eles estiveram na Colômbia. Mary também. (Mary também esteve.)

They haven't been to Colombia. Neither has Mary.  
Eles não estiveram na Colômbia. Nem Mary.

John hasn't seen that movie yet, and neither have I. 
John não viu aquele filme ainda, e nem eu.


Mas se o verbo "have", estiver no sentido de "ter", ou "possuir", sem nenhum verbo no particípio depois dele, segue a regra do verbo no "presente".

She has a car, and he does, too
Ela tem um carro, e ele também.


Se estiver no "futuro", será usado "will/ won't (foma negativa de "will")

Edward will be at school later. So will I.
Edward estará na escola mais tarde. Eu também. 

Edward won't be at school later. Neither will I. 
Edward não estará na escola mais tarde. Nem eu.

   
Os verbos modais, não se alteram. 
(Can - May - Must - Shall - Will - Could - Might - Ought to - Should  - Would)

He would like a cup of tea.
So would I.  
Ele gostaria de uma xícara de chá. Eu também
 
He
wouldn't like a cup of tea. Neither would I.  
Ele não gostaria de uma xícara de chá. Nem eu.

Sophie can speak Russian.
So can Tom.  
Sophie pode falar Russo. Tom também. 

Sophie can't speak Russian. Neither can Tom. 
Sophie não pode falar Russo. Nem Tom.


Como falaríamos numa só frase essas situações:



 Ele está feliz. Ela está feliz.
 He's happy, and she is, too. (Ele está feliz e ela também está.)                      
 He is happy, and so is she.       

 Ele não está feliz. Ela não está feliz.
 He isn't happy, and she isn't either.
 He isn't happy, and neither is she.

 Eu gosto de pizza. Eles gostam de  pizza.
 I like pizza, and they do, too.
 I like pizza, and so do they.

 Eu não gosto de pizza. Eles não gostam de pizza.
 I don't like pizza, and they don't either.
 I don't like pizza, and neither do they.

 Eu gostei do filme. Eles gostaram do filme.
 I liked the movie, and they did, too. 
 I liked the movie, and so did they.       

 Eu não gostei do filme.Eles não gostaram do filme.
 I didn't like the movie, and didn't either.
 I didn't like the movie, and neither did they.

 Ela tem um carro. Ele tem um carro.
 She has a car, and he does, too.  
 She has a car , and so does he.

 Ela não tem um carro. Ele não tem um carro.
 She hasn't a car, and he doesn't either.
 She hasn't a car, and neither does he.

 Eu estou com fome. Ela está com fome.
 I'm hungry, and he is, too. 
 I'm hungry, and so is he.   

 Eu não estou com fome. Ela não está com fome.
 I'm not hungry, and he isn't either
 I'm not hungry, and neither is he.

 John pode dormir. Eu posso dormir.
 John can sleep, and I can, too
 John can sleep, and so can I            

 John não pode dormir. Eu não posso dormir.
 John can't sleep, and I can't either.
 John can't sleep, and neither can I

 Ele gosta de cozinhar. Ela gosta de cozinhar. 
 He likes to cook, and she does, too. 
 He likes to cook, and so does she.

 Ele não gosta de cozinhar. Ela não gosta de cozinhar. 
 He doesn't like to cook, and she doesn't either
 He doesn't like to cook, and neither do I.   

 Ele ficou todo molhado. Ela ficou toda molhada. 
 He has gotten all wet, and she has, too
 He has gotten all wet, and so has she.

 Ele não ficou todo molhado. Ela não ficou toda molhada. 
 He hasn't gotten all wet, and she hasn't either.
 He hasn't gotten all wet, and neither has she

 Ele come bife. Betty come bife.
 He eats beef and Betty does, too.
 He eats beef and so does Betty.   

 Ele não come bife. Betty não come bife.
 He doesn't eat beef and Betty doesn't either.
 He doesn't eat beef and neither does Betty.


Também podemos usar a forma  "I do too", ao invés de "so do I" e 
   "I don't either" ao invés de "neither do I".
    (Ensinado por uma professora "nativa" da Inglaterra.  Inclusive, de um jeito bastante
    informal, "me too", também é muito falado. Então por que complicar meu Deus??) 

Como viram, portanto, existe duas maneiras de se concordar com a situação, "tanto positivamente, como negativamente." Tem que se aprender todas as maneiras, para que se entenda o que estiver lendo ou ouvindo, mas quanto a falar e escrever, escolha a que achar mais fácil.
  
 Como pronome,
 "either" significa: "qualquer", "qualquer um", "um ou outro", "ambos".
 "neither" significa: "nem um nem outro", "nenhum dos dois", "nenhuma  c
 coisa nem outra", 

 Nesse caso, "neither" é a forma negativa de "either".

Qualquer escolha parece ruim. - Either choice seems bad.
Nenhuma das escolhas parece boa. - Neither of choices seems good.

 O que você gostaria de tomar, café ou chá?   "Qualquer um está bom para mim."
 What would you like to drink, coffee or tea?  "Either is good for me."

O que você gostaria de beber, café ou chá?  "Nenhum. Eu acho que ambos são ruins."
What would you like to drink, coffee or tea?   "Neither. I think they are both bad."
                                                                             
Nenhum deles está pronto.
Neither of them is ready.

Nenhum candidato foi selecionado para o trabalho.
Neither candidate was selected for the job.

Você pode estacionar em qualquer lado da rua. 
You can park on either side of the street.

Quando vamos nos referir a mais de uma pessoa ou coisa, devemos usar a preposição "of " depois de "either" e "neither". 

O verbo pode vir no singular ou plural.
Exs.:

Nenhum dos meus pais falam uma língua estrangeira.
Neither of my parents speaks/speak a foreign language. 

Nenhuma das minhas irmãs gosta de leite.
Neither of my sisters like/likes milk

Eu não quero nenhum deles. 
I don't want either of them. 

Eu não conheço qualquer um deles. 
I don't know either of them.  

→Quando queremos nos referir a duas situações, onde não queremos nenhuma das opções, ou seja "nem um nem outro", usamos "neither" como "nem" antes da primeira opção e

"nor" como "nem", antes da segunda.

→Quando nos referimos a "um coisa ou outra", ou "uma pessoa ou outra", 
usamos "either" e "nor".
Either como "ou" antes da primeira opção e "or" como "ou" antes da segunda.

O verbo terá que ter concordância, com o segundo pronome. 
Aquele que vir depois de  "nor".

Exs.:

Nem Peter nem Alice vai para a festa.
Neither Peter nor Alice goes to the party.

Nem Frank nem seu vizinho viu o ladrão.
Neither Frank nor his neighbour has seen the thief. 

Nem ela nem eles querem um hamburguer.
Neither she nor they want a hamburger.

Nem eles nem ela quer um hamburguer.
Neither they nor she wants a hamburger.

Julian me disse que eu não podia nem ter férias, nem tirar um dia de folga.
Julian told me that I could neither have a vacation nor take a day off.

Ele não é nem culpado nem suspeito.
He is neither guilty nor suspected.

Eu fiquei tão chocada que eu pude nem rir nem chorar. 
I was so shocked that I could neither laugh nor cry.

Neither you nor I.
Nem você nem eu.

Não esqueça que "neither" é negativo.
Em Inglês não se usa duas palavras negativas na mesma frase, portanto se diz, por exemplo:

"Eu tenho nem tempo nem dinheiro para isso."
"I have neither time nor money for that."  
  (I haven't neither)

Nós não falaríamos, por exemplo:  
"Eu quero ou café ou chá ". 

Nós falaríamos: 
"Eu quero café ou chá." 

Geralmente usamos dois “ou”, quando nos referimos a alguma “condição”.

Em Inglês usa-se  "either" antes da primeira opção e "or" antes da segunda, como “ou...ou”.
Exs:

Eu quero chá ou café. Qualquer um dos dois está bom!
I want either tea or coffee. Either one is good!

Eu posso ficar ou partir. 
I can either stay or leave.

Está bonito com amarelo ou vermelho.
It's nice with either yellow or red.

Ou você estuda bastante ou vai falhar na sua prova.
Either you learn hard or you'll fail in your exam.

Ou Tom ou eu devo ir.
Either Tom or I must go


"Too", sozinho, é usado como advérbio
Usado antes de adjetivos ou advérbios, significa "demais".
Exs.:

It's too cold to sit outside. - Está frio demais, para sentar lá fora.
You're driving too fast. - Você está dirigindo rápido demais.
She is too young to live alone. - Ela é jovem demais para morar sozinha.


Merece um Like? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário