terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Diferenças entre Presente Perfeito (Present Perfect), Passado Simples (Simple Past) e Passado Perfeito (Past Perfect)



                                        Presente Perfeito (Present Perfect),
                           
      Esse ''tempo'', é formado pelo verbo "To have" (Ter), juntamente com o verbo
que representa a ação da  qual você queira se referir.
- Com verbos "irregulares",  escrito na forma do "Particípio Passado".
                                 "Have no PRESENTE + verbo no PARTICÍPIO

        Ex.: I have gone to the beach every weekend. ("gone" é particípio de "To go")
              (Eu tenho ido à praia todo fim de semana.)
  
     Clique aqui, para consultar a Tabela dos Verbos Irregulares.

  - Com verbos "regulares", escritos da mesma forma do Simple Past.
 
 Ex.:  
          I have worked hard = "Eu tenho trabalhado bastante". (Present Perfect)
          I worked hard today = "Eu trabalhei bastante hoje". (Simple Past)

     Muitas pessoas ficam confusas, porque muitas frases tem a conjugação "Present Perfect", mas em algumas traduções, se entende como "passado".
  Ex.:
  Se "We have bought new clothes", quer dizer "Nós temos comprado roupas novas.",
porque tantas traduções com frases nesse tempo, traduzidas como "passado" ?

We have bought new clothes. (Nós compramos roupas novas.).
É que um verbo no "particípio", fala em alguma coisa "já feita"

Um exemplo numa situação:
 Alguém passa por uma pessoa, sem cumprimentar, aí a pessoa  reclama. No que ele responde:
"Eu não vi você" ("I didn't see you.").  Mas o outro responde: 
"Não é possível que você não "tenha me visto".( "It isn't possible, that you have not seen me.)

Portanto ,"Nós temos comprado roupas novas", quando estiver destacando o sentido de "já ter sido feito", dependendo do contexto do texto, será entendido como passado.

       Se quisermos dizer ,"Nós compramos roupas novas", com o sentido "do que fizemos", até como um comentário apenas, vai ser dito assim:
"We bought new clothes."    No Simple Past (Passado Simples).
(Um amigo americano me tranquilizou, dizendo que eles, entendem da mesma maneira, então, tudo bem! rsrs)

              Veja um exemplo do uso do verbo "To buy", conjugado no Simple Past.

Tirei uma foto desse trecho de um dos meus livros americanos. Está escrito, "Eu comprei algumas coisas adoráveis em Paris."
   * "bought" é o verbo "To buy", (Comprar), conjugado no Simple Past. 

Por ser um verbo irregular, ele é escrito da mesma forma, no Simple Past e no Presente Perfeito, mas a diferença da conjugação, fica no uso do ''have'' antes dele. 

Ex.: "I bought  new books" = "Eu comprei livros novos."    (Simple Past)
       "I've bought new books"= "Eu tenho comprado livros novos."   (Present Perfect)
      
          É muito mais comum, as conjugações serem escritas na forma contracta, do que escritas lado a lado. Então é bom que você se acostume, para facilitar seu aprendizado na ''compreensão'', assim que ler alguma frase.  

        Na sentença afirmativa, "have" será ''contraído" com os pronomes:   
          "I have been very busy"= I've been very busy. (Eu tenho estado muito ocupado.)
                                           
      Na sentença negativa, "have" será ''contraído" com o not
      "I have not been very busy"= I haven't been very busy. (Eu não tenho estado muito ocupado.)
_______________________________________________________________
                                       
       O verbo "To have"( Ter), no "Presente" antes de um verbo no "Passado", indica que aquela ação, tem sido praticada, ou já teve sido praticada em algum tempo antes. Alguma coisa que nós, ou qualquer outra pessoa, ou até abstratos, como o tempo ou clima, tem sido feita, ou acontecido, de um tempo pra cá. Um trabalho, um esporte, um estudo, uma pintura, calor, frio, chuva, enfim, seja lá o que for.
Quando dizemos que "não" temos feito ou alguma coisa não tem sido feita, o "not" vem "depois" do "have" ou has" (na conjugação da 3ª pessoa do singular- he, she, it)
Exs.:

                   Conjugação no  Present Perfect (Presente Perfeito)

Eu tenho estudado muito para os testes. =    I've studied hard for the tests.
Eu não tenho estudado muito para os testes. = I haven't studied much for tests.

Você tem conversado demais. = You've talked too much.
Você não tem conversado demais. = You haven't talked too much.
 
Ele tem trabalhado muito =  He's worked very much.
Ele não tem trabalhado muito =  He hasn't worked very much.

Ela tem visto muitos filmes. =     She's seen many movies.
Ela não tem visto muitos filmes. =     She hasn't seen many movies.

Tem chovido muito esses dias =   It's been raining a lot these days 
Não tem chovido tanto ultimamente.It hasn't rained so much lately.


Os dias, têm sido muito quentes =    The days have been very hot.
Os dias não têm sido muito quentes. =    The days haven't been so hot.
 
Nós temos estado muito ocupados =    We've been very busy
Nós não temos estado tão ocupados =    We haven't  been so busy

Eles  têm vindo para a escola =  They've come to the school.
Eles não têm vindo para a escola =  They haven't come to the school.

      Os pronomes da terceira pessoa do singular, "he, she e it", na forma contracta, 
                                   "he has= he's, she has= she's e it has= it's"
Não serão confundidos com a conjugação do "To be" no tempo "Presente", porque no tempo Present Perfect, virão verbos no "passado particípio", depois da forma contracta.
E também, depois da conjugação do verbo "To be" no Presente, virá um verbo no ''Presente Contínuo", no sentido de "estar" ou um "adjetivo" ou advérbio, no sentido de "ser".

To be,(no Presente)She's crying too much. (She is crying too much.)= Ela está chorando demais.
                                    She's so pretty. (She is so preatty.) Ela é tão bonita.
Present Perfect- She's cried too much. (She has cried too much)= Ela tem chorado demais. 
                                                                                                         (Ou chorou demais).


     Um exemplo de um trecho tirado de um dos meus livros. 


             A primeira frase fala: "Ele é um infrator". Vem um "artigo" depois do "He's"  
                                                        "He is a lawbreaker."

            A segunda frase fala: "Ele "tem" um a família e "ele tem" que comer."
                 Vem o verbo "To get, conjugado no Present Perfect (got), depois do "He's"
                                  ("He has got a family and he has got to eat.")
__________________________________________________________________

Se quero dizer que eu tenho feito ou alguém,  tem feito alguma coisa em algum determinado lugar:

I've worked in Las Vegas-            Eu tenho trabalhado em Las Vegas!
Ye've worked in Las Vegas-         Você ou Vocês tem trabalhado em Las Vegas!
He's worked in Las Vegas-           Ele tem trabalhado em Las Vegas!

It's worked in Las Vegas-             Isto tem funcionado em Las Vegas!
She's worked in Las Vegas-          Ela tem trabalhado em Las Vegas!
We've worked in Las Vegas -       Nós temos trabalhado em Las Vegas!
They've worked in Las Vegas -    Eles têm trabalhado em Las Vegas!


Agora, se eu quero dizer que "fiz algo", mas não estou fazendo mais, aí sim, vou usar simplesmente o verbo no "Simple Past"


                                            Conjugação do Simple Past.( Passado Simples)


No Simple Past, todos os "pronomes", conjugam da mesma forma:

I worked in Las Vegas         Eu trabalhei em Las Vegas.
You worked in Las Vegas    Você trabalhou ou Vocês
trabalharam em Las Vegas.
He worked in Las Vegas      Ele trabalhou em Las Vegas.
She worked in Las Vegas    Ela trabalhou em Las Vegas.
It worked in Las Vegas        Isto "funcionou" em Las Vegas.
We worked in Las Vegas     Nós trabalhamos em Las Vegas.
They worked in Las Vegas  Eles ou elas,
trabalharam em Las Vegas.
___________________________________________________________________


                                Compreensão do Past Perfect (Passado Perfeito)

Esse ''tempo'', é formado pelo verbo "To have" (Ter), no ''passado": had, juntamente com o verbo que representa a ação da  qual você queira se referir. 
Com os verbos "irregulares",  escrito na forma do "Particípio Passado"
                                 "Have no PASSADO (had) + verbo no PARTICÍPIO
                                  Ex.: I had gone to the beach every weekend.
                                        (Eu tinha ido à praia todo fim de semana.)

  - Com verbos "regulares", escritos da mesma forma do Simple Past.
 
 Ex.:  
          I'd worked hard = "Eu tinha trabalhado bastante". (Past Perfect)
          I worked hard today = "Eu trabalhei bastante hoje". (Simple Past)
       O "verbo modal"  Would , também tem na sua forma contracta, o  " 'd ", mas depois de uma forma contracta no Past Perfect, sempre virá um verbo no passado.
  Depois do verbo modal would, virá um verbo no "presente" ou  artigos, ou pronomes ou advérbios.


                 Acima está destacado no texto, uma conjugação no Past Perfect.
         "gone é o particípio de "To go". "They'd gone"=  "They had gone"=  Eles tinham ido.

                                                             
     Acima, está destacado no texto,uma conjugação com o verbo modal Would, na forma contracta conjugando com o verbo "To go" no presente
    "I'd go myself, but..." ( I would go myself, but...) = "Eu iria eu mesmo, mas... "  

Nesse trecho acima, está escrito: "Eu gostaria de dizer que eu estou impressionado pelos resultados que você tem obtido até agora, Bannister."      
I'd like = I would like ( Eu gostaria)

                                                           
Quando "had" estiver conjugando  próprio "to have", no Simple Past, (tinha ou tive), ele não será escrito na forma contrata.
                                     Aí acima, mais um exemplo tirado de um livro.
                                      Está escrito, "Eu tinha uma bom suporte agora..."

Quando estiver ''dizendo'' 'Eu tinha que ...(fazer determinada coisa)", o verbo que virá depois, será escrito na forma do "Infinitivo"( com 'to' antes dele). (I had to...)

                                            Está escrito: "Eles tiveram que se deparar..."
*"come across"= "se deparar"
____________________________________________________________________                                          
                             
       Agora pensa comigo:
       Tudo aquilo que comentamos com alguém, sobre o que fizemos, ou o que alguém fez, ou sobre alguma situação que tenha acontecido, e que queiramos contar, enfim, é sobre de algo que já se passou, portanto,está no "passado", não é?
      Então, enquanto descrevemos, vamos contando tudo no 
Simple Past
      Aí, dentro dessa "história", é falado sobre alguma coisa que tenha sido feita, ou que tenha acontecido antes de alguma determinada ação, dentro dessa própria história que está sendo contada. É nessa hora que é usado o "Past Perfect".  Leia os exemplos abaixo, que tudo vai ficar mais claro.

E não esqueça também, que "you", se dirige a uma ou mais pessoas, não se modifica portanto, do singular para o plural.

      Gosto de manter o mesmo verbo de exemplo, porque ajuda mais na compreensão, do que colocando vários outros, e também usar uma frase, ao invés de traduzir só a  conjugação.
Nesta aula você está aprendendo a ''entender", qual conjugação usar, para os tempos que precisa. Quando você quiser falar de outra ação, é só substituir na frase, respeitando a sua conjugação.

                   Conjugação no  Past Perfect (Passado Perfeito)

      Na sentença afirmativa, "had" será ''contraído" com os pronomes:   
          "I had been very busy"= I'd been very busy. (Eu tinha estado muito ocupado.)
                                           
      Na sentença negativa, "had" será ''contraído" com o not
      "I had not been very busy"= I hadn't been very busy. (Eu não tinha estado muito ocupado.)


Eu tinha estudado muito para os testes. =    I'd studied hard for the tests.
Eu não tinha estudado muito para os testes. = I hadn't studied much for tests.

Você tinha conversado demais. = You'd talked too much.
Você não tinha conversado demais. = You hadn't talked too much.
 
Ele tinha trabalhado muito =  He'd worked very much.
Ele não tinha trabalhado muito =  He hadn't worked very much.

Ela tinha visto muitos filmes. =     She'd seen many movies.
Ela não tinha visto muitos filmes. =     She hadn't seen many movies.

Tinha chovido muito esses dias =   It'd been raining a lot these days.
Não tinha chovido tanto ultimamente.It hadn't rained so much lately.


Os dias, tinham sido muito quentes =    The days had been very hot.
Os dias não tinham sido muito quentes. =    The days hadn't been muito hot.
 
Nós tínhamos estado muito ocupados =    We'd been very busy. 
Nós não tínhamos estado muito ocupados =    We hadn't  been very busy.

Eles  tinham vindo para a escola =  They'd come to the school.
Eles não tinham vindo para a escola =  They hadn't come to the school.
______________________________________________________________
 
    Perceba o uso do Simple Past e do Past Perfect em mais situações, para entender melhor.

Em azul, o Simple Past, em vermelho o Past Perfect.

Exs.:

Situação:
Eu fui com alguns amigos, na praia de Copacabana, semana passada. Foi tudo muito bom, mas quando cheguei em casa, e fui usar meu celular, constatei que tinha deixado ele na areia da praia.Um dos meus amigos tinha me dito para não esquecer de nada, e mesmo assim eu esqueci.


I went with some friends of mine, on Copacabana beach last week. It was all very good, but when I got home and went to use my cell, I realized that I had left it in the sand.
One of my friends had told me not to forget anything, and even then I forgot.
(Perceba que o jeito como estamos falando em Português, já estamos usando as conjugações necessárias ao que estamos relatando. Portanto se você ''pensar'' antes, no que quer falar em Inglês, os verbos serão colocados nos tempos certos.)

Situações:
 "Uma mulher pede um favor a um garoto, para que ele leve uma encomenda para um amigo, e quer pagá-lo por isso, mas o garoto não aceita. No entanto, o amigo quem recebeu a encomenda, faz questão de pagar, e o garoto não recusa."
Ele conta assim::


         Simple Past (Passado Simples)                          Past Perfect (Passado Perfeito)

Eu não recusei o dinheiro dele, como eu havia (ou tinha) recusado o dela.
I didn't refuse his money, as I had refused hers.

Ele está contando o que ele ''fez'' (não recusei) e o que ele "tinha feito antes" (havia recusado). 




        Simple Past (Passado Simples)                                           Past Perfect (Passado Perfeito)

Eu ontem fui à praia, e quando cheguei lá, encontrei uma amiga que não tinha visto(não via) há muito tempo.
I went to the beach yesterday, and when I got there I met a friend who hadn't seen a long time.

 A pessoa já está contando um fato passado, e dentro dessa história, ela fala de algo que ela não fazia já há algum tempo.



      Simple Past (Passado Simples)     Past Perfect (Passado Perfeito)
 
Ele me levou ao hospital, porque eu tinha caído na rua.
 
He took me to the hospital because I'd fallen in the street.
A pessoa conta o que "fez'' (went) depois, do que "tinha acontecido"(had fallen) com ela, antes.

 (Portanto, ela caiu antes de ter sido levada ao hospital. Claro né? rsrs)



     Simple Past (Passado Simples)      Past Perfect (Passado Perfeito)
 
Eu fui à praia ontem, porque eu tinha comprado o meu biquini novo.
I went to the beach yesterday, because I'd already bought my new bikini.
A pessoa conta o que "fez" (went) e o que "tinha feito" (had bought) antes disso.

Ela está contando, que foi à praia ontem, mas , antes disso ela tinha comprado um biquini novo. Deu para entender? Leia tudo de novo, que vai ficando tudo mais claro em sua cabeça.

   Simple Past (Passado Simples)     Past Perfect (Passado Perfeito)

Ele me perguntou o que eu tinha estado fazendo. (estava)
He asked me what I'd been doing.  

Mary had never seen a giant panda before. 
Mary nunca tinha visto um panda gigante antes.



Se mesmo com todos esses exemplos, você deixou de entender alguma coisa, deixe sua duvida nos comentários, que vou ter prazer em explicar novamente com outros exemplos.


Merece um like?


Nenhum comentário:

Postar um comentário