sábado, 8 de março de 2014

Pronomes Relativos


             Os Pronomes Relativos, são usados para fazer referência a alguma coisa ou alguém
            de quem, ou do qual estejamos falando.

            Vejam a tabela dos Pronomes Relativos, os vários significados em Português, e frases de
            exemplos com cada um deles.
 
Pronomes RelativosSIGNIFICADOS
whoque,   quem,   o/a  qual,   os/as quais,   aquele/s que,   aquela/s que
whomque,   quem,   o/a qual,    os/a quais
whichque,   o/a qual,   os/a quais,   o/a que,   os/as que, de qual
whosede quem,   cujo/a,   cujos/as,   do/da qual,   dos/das quais
thatque,   quem,   o/a qual,   os/as quais,   em que
Whereonde
Whyo porquê, por isso
Whenquando, em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.
É usado referindo-se a dias, meses e anos, etc...


Frases com os Pronomes Relativos 

WHO (pessoas)  SIGNIFICADOS
  It was Mary who came first.   Foi Mary quem chegou primeiro
 Do you know who took the call?   Você sabe quem recebeu o telefonema?
 Do you know who wrote this novel?     Você sabe quem escreveu este romance?
 I saw a woman who I thought was 
 Mary's mother.
  Eu vi uma mulher quem eu pensei que fosse a
 mãe de  Mary.
  John isn't the kind of man who
 would betray.
  John não é o tipo de homem a quem eu trairia.
  I know quite a few people who don't eat meat.   Eu conheço algumas pessoas as quais não comem carne.
 I don't like people who get angry easily.   Não gosto de pessoas as quais ficam com raiva 
  facilmente.
  The boy who lives next door often 
  comes  home late.
  O garoto que mora ao lado, frequentemente
  chega   em casa tarde.
  No matter who says so. It's not true.   Não importa quem diz isso. Isto não é verdade.


  WHOM (usado muito formalmente)   SIGNIFICADOS
 This is the girl whom I want to share my life.  Essa é a garota com quem eu quero compartilhar a minha vida.
 The boy whom Sally married is my cousin. O rapaz com quem Sally se casou é meu primo.
The woman whom you were talking about  is my sister.A mulher sobre a qual você estava falando é minha irmã.
 Whom does she love?A quem ela ama?
Whom can I take with me in this trip? A quem posso levar comigo nesta viagem?
 To whom am I speaking?Com quem estou falando?    
 Whom do you mean? A quem se refere?
To whom it may concern.A quem possa interessar.
 With whom will you go?
Com quem você vai?
   
*With whom will you go?"Com quem você vai?
 Também estaria correto fazer a mesma pergunta com "who":
*Who will you go with?= Com quem você vai?


👉Which "pode ser omitido", quando não substitui o sujeito da frase, geralmente um pronome que              venha depois dele:

    I've seen the movie which you told me about. = Eu vi o filme que(o qual) você me falou.
    I've seen the movie ( ) you told me about.

👉Which "não pode ser omitido", quando ele é o substituto do sujeito e é seguido por um verbo

   This is the toy which makes my son happier = Este é o brinquedo que faz meu filho mais feliz.
   Em ambas as frases ele pode ser substituído por "that", que vai seguir a mesma regra.

👉What é usado como pronome relativo, substituindo which, quando estiver substituindo 
   o sentido de "the thing" (a coisa):

   Esta é a coisa com a qual eu tenho sonhado por tanto tempo.
   This is the thing which I have been dreaming about for so long.
   This is what I have been dreaming about for so long.


   Isto foi a coisa que aconteceu no fim de semana.
   This was the thing which have happened in weekend.
   This was what have happened in weekend.


  WHICH (coisas)   SIGNIFICADOS

I went to the store which you told me was the best.
Eu fui na loja que(a qual) você me disse que era a melhor.
 I want to buy that bag which I spoke to you.Eu quero comprar aquela bolsa que(da qual) te falei.
I've seen that dress which you've told me that was beautiful.Eu vi aquele vestido que(o qual)você me disse que era bonito.
The planet on which you live, is getting hotter.O planeta que(no qual) você vive, está ficando mais quente.
The magazine which you lent me is interesting.A revista que(a qual)você me emprestou é interessante.
This is the painting which Mr.Cool showed us last week.Esta é a pintura que(a qual) o Sr. Cool nos mostrou semana passada. 
The flowers which my boyfriend gave me have died.As flores que(as quais) meu namorado me deu, morreram.
We are using books which were printed last year.
Nós estamos usando livros que(os quais) foram impressos que no ano passado.
Is this the umbrella which you lost ?É este o guarda chuva que(o qual) você perdeu?


  WHOSE   SIGNIFICADOS
Whose car is that?De quem é aquele carro?
Whose towel is that on the bed?De quem é aquela toalha em cima da cama?
 I have a friend whose father is a famous  actor. Eu tenho um amigo cujo pai é um ator famoso!
 I know a girl whose house is haunted. Eu conheço uma garota cuja casa é mal assombrada.


  THAT     SIGNIFICADOS
He admitted that it was true.Ele admitiu que isto era verdade.
I know that he went to London.. Eu sei que ele foi para Londres.
I expect that he will help us.Eu espero que ele vá nos ajudar.
I heard that he sold his house. Eu ouvi que ele vendeu a casa dele.
It is clear that he is guilty. Está claro que ele é culpado.
This is the only film that scares me.Este é o único filme que me assusta.
Jack built the house that was damaged by the tornado.
Jack construiu a casa que foi danificada pelo tornado.
He helped the girl that had fallen off the bike.Ele ajudou a garota que tinha caído da bicycle.
They arrested the thieves that robbed the bank.Eles prenderam os ladrões que roubaram o banco.


      Where, não é somente um "Pronome Interrogativo", ele também pode ser "Pronome Relativo",
      pois se refere a um lugar.

WHERE   SIGNIFICADOS
This is the house where I live.Esta é a casa onde eu moro.
 This is the market where I used to buy food.Este é o mercado onde eu costumava comprar comida.
This is the place where I like to stay.Esta é o lugar onde eu gosto de ficar.
Beach is a really place where I like to go. Praia é realmente um lugar onde eu gosto de ir.


WHY (a razão)   SIGNIFICADOS
That's why he killed her.Este é o porquê ele a matou.
 You're a good person, that's why I love you so.Você é uma boa pessoa, é por isso que eu te amo tanto.

I liked that place. That's why I'm going there again.
Eu gostei daquele lugar. Esse é o porquê estou indo lá outra vez.

                                                     

WHEN    SIGNIFICADOS
I did smoke when I was young.Eu fumei quando era jovem.
 I'm not sure when he'll come.Não tenho certeza de quando ele virá.
He died when he was 54 years old
Ele morreu quando tinha 54 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário